segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O Que Rolou em Setembro

Amigos!



Rolou uma promoção, rolou um passeio no parque e rolou um Desafio que fez rolar ansiedade... Assim foi setembro em BiraNaNet:

Ainda Rola o Sorteio

Pela primeira vez (espero que  a primeira de muitas) fiz uma promoção com duas inscrições para a Meia Maratona de Natal, que vai até o dia 10/10/13.

Rolaram os Gatos do Parque

Aproveitei o horário de almoço e, depois de muitos anos, entrei no Campo de Santana achando que o lugar ainda estava repleto de gatos. Descobri que a quantidade de felinos diminuiu muito ali, mas era preciso tomar cuidado com os gatunos.

Rolaram Três Posts no Desafio do Mês

Para finalizar, fui cumprir um desafio que eu mesmo me impus: escrever três postagens a partir dos títulos "Onde Estão as Flores?", "Sonho de Corredor" e "Quantos Anos Você Tem?"...

Em "Onde Estão as Flores?" eu saí com iPhone para tirar fotos e filmar as flores do bairro em que moro, às vésperas da Primavera. Lembro que quando saí de casa e pisei na rua, naquele sábado, olhei o panorama e pensei:

- Isso não vai dar certo!... Olha a M. que eu arrumei... Eu sou mesmo um maluco!...

Depois me acalmei, fui percorrendo o bairro, encontrando flores e situações. Rebusquei a história de Irajá, entrevistei o florista da feira e até criei o grupo "É Primavera" no Facebook e no final pensei de novo:

- E não é que deu certo!... Ainda bem que eu arrumo M.... Ainda bem que sou um maluco!...


Em "Sonho de Corredor" eu mantive contato com Elton Wander, corredor de Ibiporã - interior paranaense - e sua treinadora Adriana de Souza - vice-campeã da São Silvestre 2002. Por telefone, Facebook e e-mail, consegui colher os detalhes que colocaram esta postagem na quarta posição entre as mais acessadas de todo o blog.

"Quantos Anos Você Tem?" foi a mais difícil porque eu não conseguia executar as primeiras ideias que tive e quando vi, o mês já estava perto do fim e eu fiquei preocupado. Quando o Facebook me avisou do aniversário de dois grandes amigos, recorri aos seus argumentos para fazer a postagem e cumprir o desafio.

Link para Postagens de Setembro: http://www.birananet.com/2013_09_01_archive.html

O Que Fazer em Outubro?

Em outubro quem rola é o rolo de pintura: vou pintar as paredes da minha casa nos finais de semana. Mesmo assim, pretendo passar na Ultramaratona Rio24h Fuzileiros Navais, dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), onde alguns amigos estarão competindo. Então não tem desafio... Vai ser mesmo o que pintar na ideia ou na parede!... Vamos ver!

Abraços!
Bira.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Quantos Anos Você Tem?

Amigos!

DESAFIOS DE SETEMBRO: PARTE III - QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?

Na 3ª e última parte do desafio, recorri a dois grandes amigos aniversariantes. Ocultei seus nomes atrás dos números que correspondem às suas idades, expus suas ideias e escapei do labirinto...

Montagem com imagens de internet recortadas, editadas e sobrepostas com Gimp - Bira.


Os aniversários de meus amigos vieram a calhar!...

Eu precisava fazer esta postagem até o fim do mês. Escrever a partir do título: "Quantos Anos Você Tem?", mas não conseguia imprimir qualquer ideia. Os dias estavam passando e o mês preste a acabar, fluindo como grãos de areia na ampulheta ou filete d'água na bica... Só não fluía o texto e desse jeito eu perderia o prazo!

De repente, surgiu um insight!... Percebi que eu me preocupava muito mais com tempo diminuto, do que em realizar a tarefa. "É isso - pensei - Estou pressionado feito alguém de idade avançada que tem medo da morte e por isso não vive!" Sem querer, entrei no labirinto de meu próprio cérebro. Fiquei Rodopiando perdido nos seus corredores sem encontrar a saída, ouvindo um eco incansável, constante e agonizante: "Quantos anos você tem?... "Quantos anos você tem?... "Quantos anos você tem?..."

Ainda bem que o Facebook me avisou do aniversários de dois grandes amigos... Eles iriam me salvar!... Entrei em contato com os dois. O primeiro fazia 66 e o segundo 58 anos e é assim que eles serão nomeados: "Amigo 66" e "Amigo 58" - aqueles que vão me tirar do labirinto!

Recorrendo ao Amigo 66

- Chega aqui, companheiro!... Me diz uma coisa: Como é chegar aos 66 anos? Você já pensou em quanto tempo que ainda tem pela frente?  Me fala um pouco das limitações e compensações dessa idade?... - desferi-lhe o bombardeio de perguntas.

Meu Amigo 66 tomou fôlego... E para falar de limitações, lembrou-se de seu saudoso pai, que aos 70 anos utilizava a expressão "decrepitude física" para descrever as dificuldades que tinha para se cuidar. A expressão adormecida na memória ressurgiu em insonora voz paterna quatro décadas depois.

Ao contrário do pai, meu Amigo 66 pode se cuidar e trabalhar perfeitamente. Está ciente de algumas limitações, mas valoriza as compensações da sua idade:

- Evito pensar em quanto tempo terei de vida... Adquiri sabedoria ao refletir sobre tudo que aconteceu comigo e ao meu redor... O tempo traz a velhice, a sabedoria vem da reflexão... Receber o carinho de pessoas que nem te conhecem é uma das compensações, por exemplo: quando alguém cede o lugar no metrô, eu percebo que ainda existe respeito pelos cabelos brancos.

Meu Amigo 66 desprezava as redes sociais, achando que ali só havia futilidade. Quando a Revolta do Vinagre (jun/13) tomou conta do Facebook não teve jeito: Ele voltou a respirar política, desta vez no ambiente virtual. Aos 66 anos, ele resgatou um militante que hibernava. Aos 66 anos, ele descobriu que muita gente fazendo política intensamente. Aos 66 anos, ele saiu do ambiente virtual e foi rever companheiros militantes de outrora, participou de reuniões e manifestações pelos direitos humanos. Aos 66 anos, meu amigo voltou a acreditar e para me responder à pergunta: "O que mudou em você?", fez a comparação:

- Quando eu era mais novo pensava que através da atuação política o mundo mudaria para melhor em um prazo mais rápido. Hoje, ainda penso que ele mudará, mas em um prazo muito mais longo... Mas adoraria queimar a língua!

Recorrendo ao Amigo 58

Meu Amigo 58 me respondeu por e-mail. Retalhei seu texto e remontei em três blocos, mas tive o cuidado de preservar seu pensamento, veja:

SubjetivIDADE:
"Idade é coisa subjetiva traduzida nos documentos e formulários...  Não penso em envelhecimento como perda ou limitação. Hoje, aos 58, faço coisas que não fazia aos 20 - para tudo há compensação... O melhor período de minha vida foi entre os 30 e 45 anos. Muitas transformações, quereres, fazeres e o ápice da fase mais criativa. Isso foi muito bom para a base que cultivo hoje...

IntensIDADE:
"Minha geração é diferente da atual... Fui criado dentro de critérios rígidos. O respeito aos mais velhos era forte e rigoroso, me fazendo pensar que eles estavam muito distantes de mim. Hoje, faço atividades com meus sobrinhos - o que antes distanciava, agora aproxima. O respeito se associou ao bem-querer e não ao impor. São sete sobrinhos-netos criados de forma bem diferente...

PersonalIDADE:
"Quando criança pensava que não passaria dos 30 - o que me parecia uma idade bastante avançada. Não queria ser grande para continuar usufruindo as vantagens de ser criança. Sempre tive um enorme senso de auto-sobrevivência..."

Ao fechar esse e-mail, percebi que já tinha uma postagem. O labirinto se desfez e eu estava pronto para outra, na fluência de meus 54 anos de vida!... E você?... 

Quantos anos você tem?

Abraços!
Bira.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sonho de Corredor

(...) "Quando entrei na Avenida Paulista, em 2000, com as motos ao meu lado e vi o povo gritando, correndo junto nas calçadas, tudo parecia um sonho! Foi meu momento de maior emoção!" - Adriana de Souza. (...)

DESAFIOS DE SETEMBRO: PARTE II - sonho de corredor

Ufa!... Eis a 2ª parte do meu desafio, trazendo um pouco da história de Elton e sua grande treinadora...
Elton sonha correr sua 1ª São Silvestre este ano. Eu sonhei com ele no pódio e fiz esta montagem...

domingo, 8 de setembro de 2013

Onde Estão as Flores?

(...) Dobrei uma esquina e (Aleluia!) fui surpreendido por  buganvílias coloridas que se atiravam sobre um muro em direção à calçada. Parei para filmar a beleza para depois seguir mais animado (...)

Girassóis, aprisionados no chão de asfalto e concreto, surpreendem quem passa na Rua Licínio Barcelos.

Onde Estão as Flores?


Amigos!

Promessa é dívida e, às vésperas da Primavera, saí para cumprir o Desafio de encontrar flores no meu bairro...

Desafios de Setembro: Parte I - Onde Estão As Flores?

"Se o sol estava forte, fazendo as cores saltarem como peixe em corredeira, deveria haver flores nos canteiros e jardins de Irajá." - era esse o pensamento que me movia:

-- Pois então, que surjam flores inusitadas! Vítimas de mim - um caçador que dispara clicks pelo Smartphone, que tem como zoom apenas a extensão de seu braço!

Eu era um pretensioso caçador de matizes a dobrar esquinas com olhar apurado, mas vi, de cara, que a tarefa não seria fácil - as flores não costumam brotar em chão de concreto:

Às margens do Metrô há terreno de sobra para cultivo de flores, 
Mas o que se vê é lixo descartado pelos próprios moradores... 

...Volta e meia alguém despeja pneus e outro alguém ateia fogo. É quando a fumaça preta se espalha, penetrando nas casas e nos pulmões, impregnando as roupas estendidas no varal.


Flores tímidas de um espinheiro ou da planta resistente à fuligem da beira da estrada - Bira, 2013.

É preciso ter olhos de lince para encontrar flores nas vias principais de Irajá. Percebê-las na singeleza de um canteiro carente, feito apenas para impedir o estacionamento de carros na calçada. Canteiros para onde os automóveis atiram garrafas pet e lama, e o vento, sacos plásticos e jornais amarelados:

Como sofrem as florzinhas empoeiradas,
De vida breve e existência ignorada!

Desisti das ruas principais e me enfurnei onde os ônibus não passam. Penetrei com olhares indecorosos nas entranhas das casas do subúrbio. Fertilizei a minha memória e retornei ao tempo do chão de terra, do quintal de mangueiras, cajazeiros, jaqueiras, goiabeiras e bananeiras. Espaço fértil onde bailavam peões e bolas-de-gudes, zunindo e triscando, para o espanto da galinha que fugiu do cercado. Mas muito tempo passou e as famílias cresceram. As casas expandiram tomando todos os terrenos. O espaço acabou:

Hoje as crianças só dispõem de 17 polegadas para brincar, na tela dos computadores...
O que dizer então de quanto dispõem as flores?...


Buganvílias atiram suas flores nas calçadas de uma casa na Rua Coronel Leitão - Bira, 2013.

Dobrei uma esquina e (Aleluia!) fui surpreendido por  buganvílias coloridas que se atiravam sobre um muro em direção à calçada. Parei para filmar a beleza para depois seguir mais animado. Na Rua Licínio Barcelos havia dois girassóis sorrindo para quem passasse. Captei suas imagens e continuei cruzando grande parte do bairro sem maiores surpresas. Tive a ideia de tirar fotos da Igreja de Irajá ornamentada para um casamento, mas sua porta secular insiste em permanecer fechada: Desisti:

Se não vou na igreja não irei, ao lado, no cemitério,
Os dois locais de ofertórios das flores por casamento, morte ou batistério...

Continuei pelas ruas onde é parca a cultura de flores. Cruzei com pessoas que têm parca cultura de flores ou sequer tiveram escolha entre ornar suas casas ou seus estômagos. Atravessei a Avenida Brasil e perambulei em vão pelo antigo conjunto de casas, que finda em um matagal com acesso à Rodovia Presidente Dutra. Ali, flores azuis tentavam emprestar beleza e cheiro ao local, mas a visão e os olfatos humanos só percebiam o negrume e mau-cheiro de um rio poluído:

...Aprisionaram ou protegeram as flores atrás da cerca na estrada?
Do outro lado os porcalhões expelem mijo e palavras escarradas...


A estátua de São Cristóvão próxima ao Trevo das Margaridas, Avenida Pres. Dutra, ornamentada por flores - Bira, 2013.

São Cristóvão está em Irajá, sustentando o menino Jesus em seus ombros de bronze. Ornado por palmas coloridas no início da Dutra, limite atual do bairro que já foi a Sesmaria Ira-ia-já (o mel que brota) nome dado pelos índios. Há 400 anos, as terras de Ira-ia-já se estendiam de Benfica a Campo Grande. Foi daí que o subúrbio carioca floresceu. Agora o bairro tem 100 mil habitantes e segue ilhado entre seus próprios fragmentos: Vista Alegre, Coelho Neto, Vaz Lobo e outros mais:

...Deparei, há quatro séculos, com mel e flor que brota em Irajá,
Mas foi Gilberto Gil que propôs na sedução de um Reggae:
"Vamos Fugir" pra lá? 




Mesmo que você não as veja, as flores estão sempre ali. Na sua lapela ou nos seus cabelos; em sua casa ou no seu bairro elas têm lugar. Essas flores invisíveis aguardam pacientes, um desabrochar que ocorrerá primeiro em sua mente, depois em seu entorno. Pois um coração florescido se espalha feito Ira-ia-já, que deu à luz tantos bairros cariocas:

... Aproveita que é Primavera e desvenda a flor que te espera!

Abraços!
Bira.



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Os Gatos do Parque

Amigos!


As Estações se revezaram no tempo, fazendo com que a velhinha alimente gatos e ignore gente.

_________________________________________________________________________________

Com o pensamento de que seria boa ideia retratar os gatos do Campo de Santana, passei lá na hora do almoço. Fazia anos que eu não ia ao local onde pensava estar repleto dos felinos. Na hora do almoço, o sol castigava quem não se abrigasse sob as árvores. Em princípio, vi pouquíssimos gatos e pensei: "... Mas o parque é imenso... Eles devem estar escondidos ou espalhados". Escondi e espalhei minha decepção tirando fotos, a começar pelas Quatro Estações - estátuas de mármore que circundam o monumento central.

Avistei  uma velhinha magra se curvando para alimentar três gatos, ao lado da casa da Fundação Parques e Jardins. Aproximei-me dizendo "boa tarde" e ela sequer reagiu. Pensei que fosse surda e repeti a saudação, aumentando a voz, umas três vezes. Cheguei a me curvar para entrar no seu campo visual, e nada: Ela sequer me olhou... Demorou um pouco para eu perceber que ela sabia que eu estava ali, mas não queria me dar atenção. Afastei-me logo que a percebi fugindo apressada e sendo seguida pelos bichanos, aprofundando, assim, minha decepção.

_________________________________________________________________________________

   Patos selvagens e garças se expõem, enquanto gatos e gatunos se ocultam no histórico parque.

_________________________________________________________________________________

Antes que o meu horário de almoço estourasse, abordei um vigilante e perguntei se ainda havia muitos gatos ali . Ele disse que sim, mas não tinha ideia de quantos:

- Melhor passar de manhã, quando os voluntários vêm alimentá-los - esclareceu - é quando os bichos aparecem. Mas a maioria deles já foi levada para o gatil da Praça Onze... - e continuou: - Os que sobraram estão espalhados pelo parque... Mas tome cuidado, não vá procurar gatos pelos cantos do parque ou vai ser assaltado.

- Então quer dizer que existe outro tipo de gato por aqui? - Fiz graça.

- Com certeza!... Se der bobeira eles assaltam em grupo... Aí, a vítima me procura pensando que eu sou guarda municipal. Eu explico que minha função é tomar conta do patrimônio e oriento procurar uma delegacia... Aqui tem roubo a semana toda!

Enquanto ouvia o vigilante, forcei os olhos e percebi alguns vultos camuflados pela distância... Estava explicado. Fiquei de voltar na manhã do dia seguinte, mas quando acessei à internet vi no Google que o assunto "Gatos do Campo de Santana" já estava muito batido e eu, muito desinformado.

_________________________________________________________________________________



_________________________________________________________________________________

Mesmo assim voltei na manhã seguinte, quando meia dúzia de militares e bombeiros corriam pelas ruelas do local. Às 8:30 h já parecia ser tarde para encontrar os alimentadores de gatos, a não ser um senhor que ao invés de ração, colocava restos de comida para três filhotes raquíticos. Pensei conversar com ele, mas desisti - prejulgando que ele não teria muito a acrescentar.

Sobre o lago verde o céu se abriu esparramando raios de sol. Patos selvagem devolviam a forte luz, na brancura das penas que o lodo não conseguia macular. Surpreendentes e incontáveis garças desabrochavam como flores imensas nas copa das árvores... Tudo isso no Centro do Rio - um pedaço de verde em meio ao concreto. Local onde os gatos se escondem e os gatunos também.

Ainda pensei voltar, no dia seguinte, para ouvir um pouco da história de Seu Adilson, que tem setenta anos e há dez, alimenta os gatos abandonados... mas o assunto está batido (se lembra?) então vou ficar por aqui.

Abraços!
Bira.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sorteio para a Meia Maratona de Natal!

Amigos!

ATENÇÃO: PROMOÇÃO ENCERRADA! 
SORTEIO 12/10/13! 

A segunda maior corrida do Nordeste já tem data e hora para acontecer: Será no sábado, dia 09 de novembro de 2013, às 16 horas, quando 6.000 atletas largarão na Meia Maratona de Natal. O evento tem percurso 100 % litorâneo, pelas vias turísticas da belíssima capital potiguar. Quem preferir  não encarar os 21 km poderá optar pelos percursos menores de 10 ou 5 km.

Conversei com Karley Pondofe da Unika Eventos, promotora da prova, que além de destacar a beleza local explicou que haverá Pontos de Torcida: "Em frente aos hotéis, familiares de corredores e turistas estarão incentivando os participantes..."

Karley ofereceu duas inscrições para sorteio aqui em BiraNaNet. Veja o regulamento abaixo da imagem:


Participe enviando e-mail para contato@birananet.com, com  nome completo, e-mail válido e telefone/celular para contato. Diga também qual o percurso que pretende correr: 5km, 10 km ou 21km?

Os dois contemplados deverão retirar seus kits no local a ser divulgado pelo site do evento.

O sorteio será realizado no sábado, 12/10/13, com as dezenas (últimos dois números dos prêmios) da Loteria Federal. Dessa forma, fica garantida a lisura. Os nomes e as dezenas dos participantes serão publicadas até a manhã do dia do sorteio e encaminhada pelos e-mails informados.

O link onde será publicado os nomes e números dos concorrentes é:
http://www.birananet.com/p/blog-page_3.html

Além disso, os sorteados serão comunicados por telefone ou e-mail e deverão encaminhar seus dados complementares para efetivar a inscrição até 16/10/13. Caso os sorteados não enviem seus dados serão substituídos na ordem do sorteio. Os seguidores do blog BiraNaNet concorrerão com o dois números no sorteio, bastando informar no e-mail que é seguidor do blog (para seguir, clique em PARTICIPAR DESTE SITE no fim de cada postagem).

Não custa ressaltar que este sorteio não inclui passagens ou hospedagem. Trata-se da inscrição acompanhada do kit da corrida.

Boa Sorte!
Bira.