sábado, 16 de janeiro de 2010

Até Tu, Noel?

Amigos!



Esta semana passei no Centro Cultural da Caixa, aqui no Rio, para conferir o que havia de novidade ali. Logo no saguão, descobri a exposição de cartazes de propaganda de cigarro denominada: COMO A INDÚSTRIA DO FUMO ENGANOU AS PESSOAS.

É curioso perceber a própria indignação diante daquelas antigas propagandas que utilizavam bebês, atores, médicos e atletas mas ao mesmo tempo lembrar do slogan - dos anos 70 - "Ao Sucesso com Holliwood" ou do tricampeão Gérson "levando vantagem em tudo" ao tragar Vila Rica, o que me parecia normal.

A seguir, parte do texto exposto nos painéis:

" COMO A INDÚSTRIA DO FUMO ENGANOU AS PESSOAS

" Na primeira metade do séc. passado, quando os efeitos nocivos do cigarro começavam a ser discutidos, a indústri tomou uma séria de providências em sua comunicação para amenizar o medo dos fumantes.

"Para conter expressões como 'tosse de fumantes' e outras referências negativas ao cigarro, os profissionais da indústria americana do tabaco usaram em seus anúncios o pestígio de médicos, atletas, cantoras, estrelas de Holliwood e personagens de filmes infantis, crianças, jovens, bebês e até o Papai Noel (...)"


O material também está disponível no site: http://lane.stanford.edu/tobacco/index.html, confira.

(Publicado em 16/10/12)

Abraços!
Bira.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Sábado é Dia de Longão!

Amigos!

Meu último ato esportivo de 2009 foi garantir a inscrição para a Maratona do Rio. Ainda faltam sete meses para a prova, no entanto, isso reafirma meu compromisso de treinar, além de garantir um bom desconto.



Como venho relatando, saí aos poucos das provas de 10k, passei pelas 10 milhas (16k) e cheguei à meia maratona (21k). Se tudo correr bem, acredito que poderei chegar entre os vinte primeiros de minha faixa etária (50/54), com um tempo inferior a 3h e 20m, no dia 18 de julho de 2010. Por isso, decidi em outubro fazer longões de sábado mais ousados "Saindo do Cercado". Logo me acostumei.



Clique na imagem para ampliá-la

Entre um longão e outro, mantive os três treinos semanais, geralmente de 10 e 12k. Em breve, estarei percorrendo cerca de 65km por semana. Esta semana, no entanto, tive problemas renais e nem treinei. Recuperado, fiz neste sábado, o longão até o Centro, mas meu tempo despencou e agora minhas pernas clamam por descanso. Semana que vem estarei melhor!

Encerro agradecendo as mensagens de incentivo que recebo após cada postagem. Se boa parte da minha alegria consistiu em correr nesses últimos anos, vocês, meus amigos, deram o impulso que eu precisava. Que o Ser Supremo lhes devolva e multiplique toda essa energia, para iluminar o caminho de quem ama. Feliz Ano Novo!

Abraços!

Bira