sábado, 27 de junho de 2009

Como (re)Começar a Correr ou Caminhar

Amigos;


Fiquei muito feliz com os e-mails que vocês me mandaram: icentivos, elogios... não tenho palavras... É isso que me faz calçar os tênis - com chuva ou sol - e percorrer incontáveis quilômetros, quatro vezes por semana.

Faz 2 anos que corro continuamente, mas saibam que eu permaneci uns 20 anos parado. Toda vez que um corredor passava pela rua, meus olhos brilhavam de admiração. Para espantar a inveja, imediatamente eu desejava (em pensamento): "Que Deus lhe dê muita saúde". Depois fazia planos de voltar a correr, mas não passava disso.

Um dia fui mais longe: comprei tênis, short e camiseta. Fiz alguns treinos e... parei de novo. Até os meses passavam correndo. Tudo parecia correr na tela da TV, só eu ali parado diante dela.

Outro dia fui comprar pão e vi dois corredores trotando. Um deles já devia ter mais de 70 anos, pensei: "Que barato! Quero chegar nesta idade assim!" Cheguei em casa e disse, com determinação: "Vou voltar a correr!..." Foi então que todos riram de mim: "Você tá sempre dizendo; vou-voltar-a-correr..." Triste constatação: eu estava desacreditado. Feliz reação: "desta vez eles vão ver, vou-voltar-a-correr!" - pensei entre os dentes.


VOLTANDO A CORRER

Coragem, espanei a poeira do tenis, vesti short, camiseta e saí pelo acostamento do asfalto, sempre na contra-mão. Fiz uns 5km e fiquei motivado, mas no dia seguinte os joelhos doíam. Depois do segundo treino, mal podia andar! "Acho que não dá mais pra correr" - pensei com tristeza, mas não desisti.

A solução foi combinar reforço muscular (coxa, panturrilha) em uma academia, com corrida na grama do Aterro, três vezes por semana. Deu certo; aos poucos fui abandonando a grama e voltando pro asfalto, sem dor.

Eu não sabia, mas havia passado no pimeiro teste, o da determinação.


O TESTE DA MOTIVAÇÃO

Foi meu amigo Sérgio que me apresentou o novo mundo da corrida de rua: revistas especializadas e provas. A essa altura, eu tinha acabado de participar das olimpíadas de funcionários públicos, em Blumenau/2007, mas era ignorante quanto aos treinos, materiais esportivos, suplementos e tudo mais - eu estava 25 anos atrasado!

Sem perceber, fiz o teste da motivação:

* Participei das Corridas Leblon-Leme (8Km) e de São Sebastião (10-Km), jan/2008;
* Treinei para melhorar meu tempo nas demais provas de 10k;
* Comprei tênis novos de corrida (dica; no out-let é bem mais barato);
* Assinei a revista 02 e Runner's Word;
* Fiz musculação visando reforço muscular;
* Encontrei um local onde muitas pessoas caminham e correm e fui treinar ali.
* Segui planilhas de treinamento, publicadas nas revistas;
* Melhorei minha alimentação naturalmente;
* Nos treinamentos ouvi MP3 ou simplemente refleti com o cérebro mais oxigenado;
* Deixei o sol me bronzear, o vento me refrescar - senti o bem-estar da beta-endorfina, após a atividade física;
* Bebi água de coco ou comi uma bela fatia de melancia, depois da corrida;
* Revelei uma vida muito boa, debaixo deste céu azul e encima destas pernas, agora fortes.


A VIDA QUE A GENTE TEM

Vários amigos me dizem que precisam voltar aos exercícios. Eu lhes digo: "Vai nessa!" Se não puder correr, caminhe, mas siga em frente. Não queira resultados imediatos, informe-se. Se não puder fazer atividades na manhã, faça à noite. Encare este período escolhido como apenas seu. É o seu direito tê-lo. É depois de ter um momento consigo mesmo que nos encontramos com a vida.

Em tempo: Ontem corri minha primeira meia-maratona (21k). Detalhes na próxima postagem.


Abraços!

Bira

sábado, 6 de junho de 2009

Vencendo as 10 milhas!

Fotos: Corrida Mizuno 10 Milhas (16,09km), dia 31-05-2009 - Aterro do Flamengo - Rio

Amigos!


Faz tempo que eu não descrevo minhas corridas por aqui e sequer edito este blog. Depois que bloquearam este site no meu trabalho, não dá mais para fazê-lo após o expediente e quando estou em casa, ignoro o computador. Alguns podem ter pensado que desisti de correr; ledo engano!






Não só continuei correndo como aumentei a rodagem. Se corria uns 40km semanais, hoje corro 55km, com promessa de superar os 60. Tudo isso porque quero estar 100% na Meia-maratona Internacional do Rio (21,097km), dia 06 de setembro de 2009.






No mês que vem completarei 2 anos longe do sedentarismo e 50 anos de vida: salve eu! Ter escrito aqui foi mais uma ferramenta que utilizei nesta virada - recebi os bons fluídos de vocês.





Enquanto setembro não chega trazendo as cores e o perfume da primavera, corro no inverno - não tão menos colorido do meu Rio de Janeiro. Semana passada participei das 10 Milhas Mizuno (16km) no Aterro (veja nas fotos).




Dia 28, deste mês, 8h, entre outros 6mil corredores, largarei na Barra com destino ao Aterro, acariciado pela brisa do mar, estreando em uma meia-maratona. confira o mapa do percurso


Feito criança devorando bom-bons, em 2008, corri todas as provas de 10k. Já com o corpo adaptado, parto para provas de 21k e em 2010 pretendo correr uma maratona 42,195km... Você pode chamar isso de evolução.



Mais sobre esta prova de 10 milhas:


1- É um evento oportuno porque ocorre um mês antes da maratona do rio - um preparatório.



2- Organização excelente e pode-se optar pelo revezamento em duplas.



3- Pretendia completar a prova com o tempo de 1:10h, o fiz em 1h 11'42" - a desculpa é que fiquei resfriado na semana da corrida, mesmo assim fui bem: 9º da categoria. veja o resultado, com detalhes, abaixo.


Abraço!

Bira