Corredores de Rua - Série Grupos do Facebook II

By | 00:47:00 Faça um Comentário
(...) Para mim foi uma grande surpresa, descobrir que o maior grupo de corrida do Facebook não foi oriundo das capitais de São Paulo ou Rio, mas de Sorocaba - cidade do interior paulista (...)


Gif animado com recoretes de imagens da internet, sobrepostas sobre o logo de Corredores de Rua - Bira, 20-06-16.

Os Corredores de Rua - Série Grupos do Facebook II

Amigos!

Rio de Janeiro, 21-06-2016.
Para mim foi uma grande surpresa, descobrir que o maior grupo de corrida do Facebook não foi oriundo das capitais de São Paulo ou Rio, mas de Sorocaba - cidade do interior paulista. Investiguei mais um pouquinho e entrei em contato o seu fundador, João Batista Filho, pelo Messenger e WhatsApp. Eu queria saber como surgiu essa ideia, e revelar os segredos do sucesso de Corredores de Rua, o mega-grupo com mais de 70 mil perfis na rede social... De cara, o primeiro segredo de sucesso foi logo revelado: a cordialidade de João, ao contar histórias do grupo e a sua própria trajetória no esporte, que repassarei a seguir:

1- Os Corredores de Rua...

Faz apenas três anos que o educador físico João Batista Filho, 55, resolveu criar um grupo no Facebook. Ele queria apenas facilitar o contato entre os membros de sua equipe de corrida. Por isso, foi pragmático e despretensioso, batizando o grupo com um nome simples e incluindo apenas cinco amigos. Longe dele pensar no crescimento estupendo que Corredores de Rua teria:

-- Logo que criei o Corredores, fui recebendo pedidos de ingresso de outros amigos e incluindo um a um. Quando dei conta, já éramos 100 pessoas e eu comemorei com euforia essa marca. - revelou João, e continuou: -- Aí, eu percebi o potencial do grupo e comecei a postar convites nos grupos maiores, como Amantes da Corrida (então, com 8 mil pessoas) e Viciados em Corrida de Rua (então, com 15 ou 20 mil). Fiquei bastante tempo assim, postando convites até em grupos da Argentina, e isso funcionou...

Aquele incansável trabalho, hoje ainda ocupa duas horas diárias de João na gerência do grupo, onde conta com o apoio de sua esposa. Mas eu insisti em desvendar mais segredos de seu sucesso, que ele generosamente enumerou:

-- 1) Filtrar as informações publicadas e não deixar o grupo sair do assunto; 2) Trazer notícias dos eventos; 3) Trazer informações e dicas de corridas e o Último) criar a camiseta do grupo, onde o membro vai fazer parte, fisicamente.

Fisicamente, os Corredores de Rua vestem a camiseta e marcam encontros nas mais famosas provas nacionais, oriundos de todos os cantos, de norte a sul do país. É quando firmam novas amizades e até troca de hospedagens. É quando eles ampliam seus universos de corrida.

Os Corredores de Rua também tem dois grupos de WhatsApp, onde a troca de informações é mais dinâmica. Foi ali que o corredor Mailton Oliveira, de Parazinho RN (foto abaixo) fez o seguinte desabafo, refletindo o pensamento de muitos corredores de rua (clique no áudio):



2- O Atleta João Batista

João Batista Filho nasceu em Campos do Jordão e ainda criança foi morar em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Começou muito cedo a praticar atletismo, na equipe de corrida da cidade e no mesmo clube onde treinava de um outro João - o memorável João do Pulo - ex-recordista mundial no salto triplo. Por mais que se esforçasse, no entanto, Batista raramente subia ao pódio na corrida. Quando subia, alcançava no máximo um terceiro lugar, até que desanimou e trocou de esporte. Foi praticar caratê, desta vez com sucesso e a corrida passou a ser auxiliar em sua preparação física. Aos 23 anos, ingressou na Polícia Militar e foi morar em Sorocaba. Tornou-se instrutor de defesa pessoal da PM e formou-se em Educação Física. Continuou no caratê por 25 anos, mas nunca deixou de correr. Depois que saiu da arte marcial, formou um grupo de corredores. Muitos membros do grupo que apenas caminhavam, no início, hoje são maratonistas e correm mais que o seu generoso mestre.

João Batista Filho - foto editada de perfil no Facebook.

Hoje, os Corredores de Rua não se restringem apenas ao asfalto e se expandem no universo virtual e sem fronteiras. Vez ou outra, fincam os pés no chão e promovem encontros e treinos em Sorocaba, com a presença de corredores das cidades próximas. Para o futuro, João tem planos de começar a postar entrevistas feitas com seus próprios atletas do asfalto e da "nuvem". Também pretende produzir a primeira prova dos Corredores de Rua... Enquanto isso, o mega grupo se agiganta ainda mais!

As últimas Postagens de BiraNaNet: Veja por que o blog bateu recordes de acesso.

Sair do Sedentarismo: A crônica de corrida que comoveu e inspirou muitos leitores... confira!

Abraços!
Bira.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: