Sete Anos no Céu!

By | 00:29:00 Faça um Comentário
Amigos!

Correndo Com O Saci, Set/10. Parabéns Pra Mim, Jul/12. Um Corpo Errante, Mai/12. As Janelas de Lançamento, Abr/12. O Melhor Sorvete do Mundo, Set/11. Corredores da Vida, Aparatos de Intelingência, Jul/11. Arte com Amigos, Jun/13. Arte com Corredores, Dez/13. Arte com Medalhas, Jun/13. Eu Faço o Meu tempo, Nov/11. Arte com Imagens, Ago/14. Então Vais, Homem Água! (imagem com movimento), Jul/14. Crônicas de Corrida, Coletânea 2014. Rua Turva, Corredor Radiante, Jul/14. Mosaico de ilustrações do blog, basta clicar nas imagens e conferir as postagens originais


Há pouco me perguntaram por que eu não estava mais postando aqui no blog. A resposta foi uma evidente pergunta:

Se eu estou há sete meses sem dar sequer uma corridinha, onde vou encontrar inspiração?

Convivi dois anos com uma fascite plantar até não ter jeito, senão parar. Engavetei meus tênis no final do ano passado. Comecei a fazer intermináveis sessões de fisioterapia, sem sucesso. Dei início a uma reforma na minha residência e parei de pensar em corrida. A reforma da casa produziu bons resultados, mas durou sete(!) meses. Tanto tempo parado não ajudou na cura do solado do pé. Resignado, ainda respondo a mesma pergunta, feita por diferentes pessoas, onde quer que eu vá:

-- E aí, Bira?!... Como vão as corridas?

Mas hoje foi diferente, me perguntaram "como vai o blog?" e eu não tinha nenhuma resposta-padrão para dar... Então vou tentar explicar:

BiraNaNet e Eu

Criei esse blog em 2008. Eu já tinha 48 anos de idade, e estava 22 anos(!) afastado da corrida. Eu me sentia inseguro quanto à corrida. Tinha medo de desistir mais uma vez, e pensei:

-- Vou criar um blog, como todos fazem e relatar todas corridas que eu fizer. Isso vai me manter focado...

Não durou muito para eu cair na real: um corredor comum, como eu, não tem muito que falar dos resultados comuns que obtém nas competições. Para tornar o blog interessante, eu teria de fazer algo diferente. Então comecei a tentar transferir o prazer que sentia correndo, para dentro do meu texto. Foi esse exercício que me ensinou a escrever: "Como corredor, eu sou um ótimo blogueiro" - plagiei esta frase, certo dia, para um amigo... Comecei a relatar treinos solitários e comuns, nos lugares mais simples da cidade. Eu saía para correr e no meio do percurso visualizava a postagem que deveria fazer... Deparar com um texto enquanto se corre é como abrir a porta do céu. É sentir o corpo exalando suor e prazer, enquanto a mente se expande em todas as direções. É quando o indivíduo pode escolher o melhor ângulo de visão para cada objeto ou elemento, recompondo o paraíso.

Além dos textos, comecei a compor as imagens do blog. Na maioria das vezes optei por recortes de fotos da internet, evitando o plágio e buscando a criatividade. Forçosamente, tive aprender sozinho a manipular alguns programas de imagem. Dava um trabalho tremendo, mas a satisfação era na mesma medida. Compus, na figura acima, um mosaico com algumas dessas imagens. Basta clicar em cada imagem e conferir sua postagem original.


Nesses últimos sete anos, a corrida me trouxe saúde, novos amigos e abriu as portas do céu da criatividade. Digamos que eu não volte mais a correr (batendo três vezes na madeira) este blog continuará no ar, testemunhando os anos mais surpreendentes da minha vida.


Pois bem, agora eu já posso responder "como vai o blog?":

-- O blog vai bem, como um livro que espera ser aberto, bastando clicar e ler... Se eu não estou correndo e colhendo meus texto pelo caminho, vou precisar que alguém me provoque, de quando em vez, como o autor da pergunta que provocou este texto... Mas vai que eu fique bom de repente?...

Abraços!
Bira.





 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: